Morte Súbita – livro de J. K. Rowling



Autor:
Editora: Nova Fronteira
Compre no Submarino

Livro Morte SúbitaMorte Súbita, trás de volta aos holofotes a autora J. K. Rowling, da aclamada série Harry Potter, que vendeu mais 450 milhões de livros pelo mundo e teve seu final épico no cinemas em 2012. "É outro romance sobre a moralidade e a mortalidade, como Harry Potter, mas contemporâneo". Assim define a autora britânica em sua estreia na literatura para adultos com a nova obra. Abordando sempre pontos intrigantes em seus contos, Morte Súbita foi classificada pela própria autora como uma tragédia cômica e humor negro. O livro teve seu lançamento no Brasil no final de 2012, recebido com expectativa, sucesso e boas críticas.

"As questões sociais que abordo são relevantes em qualquer lugar: os conflitos familiares e conjugais, as tensões entre pais e filhos, o conflito ideológico entre a ênfase na autonomia e o apoio proporcionado pelas administrações"

J.K Rowling

A narrativa começa com uma morte inesperada, por aneurisma cerebral, do personagem Barry Fairbrother aos 44 anos, após escrever um artigo para o jornal local de sua cidade. Após sua morte, o homem deixa livre o cargo de funcionário na cidade Pagford. A morte e a vaga se transformam em uma verdadeira disputa na cidade, onde todos brigam pelo disputado cargo do falecido porque é um ponto-chave para solucionar um litígio territorial, surgindo intrigas entre os habitantes da cidade, estas mais tarde transformadas em desentendimentos familiares entre pais e filhos, esposas e maridos.

A obra conta com mais de 500 páginas, nas quais a escritora relata a vida de adolescentes que têm que abrir passagem para o mundo adulto bastante pouco compreensível. Relata ainda um olhar crítico sob a sociedade moderna e suas divisões: "Os Fairbrother deste mundo davam como certo que sua formação universitária os fazia melhores pessoas", diz uma passagem do livro.

"A história se passa em uma comunidade pequena, o que envolve escrever sobre personagens de diferentes idades, de adolescentes até sexagenários. Adoro os romances do século XIX passados em uma vila ou uma cidade. Este livro é uma tentativa de fazer uma versão moderna"

Trecho da entrevista concedida à BBC

Quanto a sua preocupação com os jovens, a autora diz que as famílias em sociedades contemporâneas desenvolvidas têm menos tempo para as crianças e adolescentes que os nascidos nos anos 1950 e 1960, e também tem nas redes sociais como Facebook, Twitter e os SMS, outro dos desafios para os pais. Porque, em sua opinião, existe uma brecha geracional, muito maior que em gerações anteriores, quanto a esse tema.

Em inglês, "The casual vacancy", teve desde que foi lançado na Inglaterra e nos Estados Unidos, em setembro passado, muito sucesso de vendas e boas críticas em geral e deve ser transformada em minissérie da BBC em 2014.

Curiosidades

  • Aos 47 anos J. K. Rowling é uma das mulheres mais ricas do mundo, mas suas origens são humildes e quando saiu o primeiro volume da famosa saga Harry Potter, em 1997, era mãe solteira com muitos problemas financeiros;
  • A autora também foi professora de escola pública, uma profissão que lhe deu grande experiência para escrever.

 

Livros

2 comentários para “Morte Súbita – livro de J. K. Rowling”

  1. Rose Rodrigues says:

    to louca pra ler esse livro parece muito bom.

  2. Maryanne says:

    caraaa d+ amooo os livro da J. K. Rowling!!!! necessito ler esseeeee *-*