J.K. Rowling | Os livros e a sua história



J.K. RowlingConhecida mundialmente por escrever a série infanto-juvenil “Harry Potter”, que conta sobre a vida, aventuras e desventuras de um jovem bruxo e seus amigos, Joanne Rowling é reconhecida como uma das mais populares autoras no mundo, com milhões de fãs e admiradores, J.K. Rowling, como é mais conhecida, sempre teve afinidade com os livros, chegando à querer cursar Língua e Literatura Inglesa na faculdade, porém acaba por estudar Francês para agradar aos pais. Natural da pequena cidade de Yate, perto de Bistrol, na Inglaterra, Joanne possuía uma família que consistia em seus pais, uma irmã e seus quatro avós, sendo que o “K” de seu pseudônimo é uma homenagem à sua avó paterna, Kathleen Ada Rowling, pessoa que amava muito.

Ao contrário do que muitos pensam, J.K. Rowling teve muitos empregos antes de criar o universo mágico da Saga Harry Potter, os mais relevantes foram quando ela trabalhou como secretária e investigadora da Anistia Internacional e professora de Inglês e Francês em Portugal, local onde morou por cinco anos e onde começou a escrever sua mais famosa série, foi também aonde Joanne apaixonou-se por Jorge Arantes, com quem casou-se e teve uma filha. Porém, devido ao relacionamento violento entre os dois, divorciaram-se e a escritora foi para a cidade de Edimburgo com a filha, que ainda era um bebê.

Conhecendo a pobreza, Joanne e sua filha mudaram-se para um barato complexo de apartamentos em um lugar perigoso da cidade, muitas vezes a moça ia para cafés e bares para escrever com a primogênita acompanhando-a no carrinho. Passando por uma longa jornada até que Harry Potter e a Pedra Filosofal fosse aceito pelo mercado editorial, a autora teve que realizar um ‘tour’ por diversas editoras, até que a Bloomsbury decidiu lançar sua primeira obra como literatura infantil. Quando enfim ele foi publicado, em junho de 1997, o sucesso foi instantâneo, vieram então os primeiros prêmios no campo dos livros para crianças.

Depois de receber cerca de 105 mil dólares pelos direitos da publicação norte-americana de sua obra, a escritora então aposentou-se de suas aulas e passou a se dedicar integralmente à escrita do resto da série, que só terminaria em 2007, quando ela já estaria mundialmente famosa e bem-sucedida, casando-se de novo e tendo mais um filho e uma filha.

Livros de J.K. Rowling

Autores

Um comentário para “J.K. Rowling | Os livros e a sua história”

  1. Madalena says:

    Gostaria de saber como faço para me comunicar com a J.K Rowling ?
    Tomo conta de uma instituição que só atende pessoas com deficiência mentais .