Nelson Mandela | Os livros e sua história



Nelson MandelaLíder político, presidente da África do Sul, ex-prisioneiro e ganhador do premio Nobel da paz pela sua luta contra o regime apartheid. Não é por nada que o ativista Nelson Mandela tenha, além de muitos fãs e seguidores, muitos livros sobre sua história e sobre as superações que teve de alavancar.

Nascido em um pequeno vilarejo chamado Mvezo, na África do Sul, Nelson Mandela foi o primeiro de sua família a ter uma educação formal, enquanto na faculdade de Direito, Mandela conhece os futuros ativistas do movimento antiapartheid, juntando-se a eles anos depois em razão a causa.

Depois que o Partido Nacional Africâner, que apoiava a segregação racial, ganhou as eleições de 1948 e do massacre de Sharpeville, Mandela adere a luta armada e passa a boicotar ações militares sul-africanas como protesto, e chegando a se preparar para uma possível guerrilha porém em 1967 ele é sentenciado a prisão perpétua por planejar ações armadas, sabtagem e conspiração.

Após 27 anos encarcerado, Mandela é libertado da prisão e recebido pelo público como um herói, nos anos que se seguiram, Nelson ganha diversos prêmios (incluindo um premio Nobel) por sua continua atuação pela paz e pelos direitos humanos e torna-se o primeiro presidente eleito democraticamente na África do Sul.

Em 2004, aos 85 anos, Nelson Mandela anuncia publicamente seu afastamento da política por motivos de saúde e por querer passar mais tempo com sua família. Nos anos seguinte, por causa de sua saúde frágil, passa por várias internações em hospitais, vindo a falecer no dia 5 de Dezembro de 2013, aos 95 anos, devido a uma infecção pulmonar. Mesmo depois de anos longe da vida política, Mandela continua sendo homenageado em memoriais e anúncios sobre sua pessoa.

Livros de Nelson Mandela

  • Vencer é possível. (2005)
  • Meus contos africanos. (2009)
  • Conversas que tive comigo. (2010)

Livros sobre Nelson Mandela

  • Nelson Mandela: Uma lição de vida – Jack Lang  (2007)
  • Mandela: Retrato autorizado – Mac Maharaj (2007)
  • Conquistando o inimigo – John Carlin (2009)
Autores

Um comentário para “Nelson Mandela | Os livros e sua história”

  1. clarice santos da silva says:

    através da leitura a viagem, imaginaria e o quanto é importante a leitura.

Deixe um comentário