As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e Seu Menino – livro de C.S. Lewis



Autor:
Editora:
Compre no Submarino

As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e Seu MeninoQuinto livro escrito por C.S. Lewis para a série “As Crônicas de Nárnia”, a obra “O Cavalo e Seu Menino” passa enquanto o reinado dos irmãos Pevensie, mais conhecido como a 'Era de Ouro', conta como Shasta, um garoto criado por um pescador na região da Calormania que é oferecido por seu “pai” como escravo para um nobre, desesperado o garoto decidi fugir e tem a ajuda de Bree, o cavalo falante do nobre que é na verdade um cavalo narniano, ele e Shasta decidem ir para Nárnia.

Um dia, um pescador Calormano chamado Arsheesh praticava seu oficio quando ouviu um choro vindo da agua, ele então encontrou uma criança quem nomeou Shasta e o criou. Apesar de não haver uma compriensivilidade ou até mesmo muita afeição entre os dois, Shasta só descobre que não é filho do pescador quando o mesmo o vende como escravo para um nobre da região. Ao esperar seu novo mestre no estabulo, o garoto se surpreende quando o cavalo do nobre fala com ele, revelando-lhe que chama-se Bree e que na verdade ele é um cavalo de Nárnia, logo, um animal consiente que pensa e fala, ao relatar à Bree sua desventura, os dois decidem fugir e ir para o país de Nárnia, mas Bree deixa bem claro para Shasta de ele seria o lider e não se deixaria ser tratado como um simples animal de carga.

Os dois então fogem em diração ao Norte até que eles topam com mais dois fugitivos, a nobre Aravis e sua égua Hwin, que também é um cavalo narniano que pensa e fala, apesar da desconfiança e dos desentendimentos entre os quatro, eles decidem ir juntos para Nárnia, mas antes terão que passar no meio da capital da Calormândia, que é habitada pela maior parte dos nobras, como a família de Aravis, e pela realeza do país. Ao chegarem no local, Shasta é confundido pela guarda-real com o Principe Corin da Arquelândia, um país aliado de Nárnia, que estava junto da Rainha Susana e da coletiva de Nárnia, que estavam lá para uma reunião com a realeza da Calormândia na tentativa de estabelecer a paz entre os reinos, mas escapam quando Susana declina à proposta de casamento forçado entre ela e o principe da Calormandia em troca da paz.

Enquanto Shasta está sumido, Aravis encontra uma amiga que a ajuda a fugir do castelo onde foi levada ao ser descoberta tentando fugir, ela explica à amiga que ela fugiu porque não queria casar-se com o homem que os pais escolheram para ela e que preferiria morrer à ficar naquele lugar, comovida a amiga ajuda e elas vão para uma sala onde o principe da Calormandia está discutindo como seus exércitos irão atacar de surpresa o reino da Arquelândia e toma-lo de seus atuais monarcas antes de invadir Nárnia, já que a maioria dos soldados narnianos e o Grande Rei Pedro estavam em guerra com os gigantes do norte.

Quando Shasta consegue despitar a coletiva antes que o principe Corin chegue a ela, ele e Aravis se encontram e decidem ir até a Arquelândia para avisar ao Rei de lá que prepare seus exércitos contra os Carlomanos. Eles andam pelo deserto e devido à suspeita de que há um leão os seguindo, os cavalos apresam o passo e conseguem chegar áo reino antes dos exércitos invadirem o local, eles então logo falam ao \rei o que se passava e ele prepara suas tropas, que frustram a falha tentativa de um ataque surpresa, a guerra então trancede entre altos e baixos até a chegada dos reforços narnianos liderados por Rainha Lúcia e Rei Edmundo, depois da luta, outras reviravoltas cruzam as vidas dos quatro protagonistas, levando-os à finais surpriendentes.

Apesar de citar todos os irmãos Pevensie, nenhum deles participa ativamente da trama, apenas em alguns momentos, já que o enredo é voltado para situação nos arredores de Nárnia durante a 'Era de Ouro'. Uma obra incrivel, com uma ótima mistura de aventura, ação, reviravoltas e romance, “O Cavalo e Seu Menino” é uma obra que realmente vale à pena, apesar de muitos considerarem apenas outro 'filler' para estender a história principal, mas na obra posterior veremos o porque deste livro ser tão importante para a trama. Uma ótima aquisição para quem gostou da série “As Crônicas de Nárnia” e para os leitores de aventura e ação.

Livros

4 comentários para “As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e Seu Menino – livro de C.S. Lewis”

  1. nerinerans says:

    amei estar adoravel chopi……….

  2. Rodolfo says:

    Nossa de todas as aventuras das cronicas de narnia esse livro foi o nelhor livro romance misturado com aventura muito legal……

  3. mari says:

    eu odeio esse livro so vi na internet pra eu não me ferar na escola.

  4. Kéfera says:

    Realmente o livro n é tao legal assim não

Deixe um comentário