Shackleton: uma Lição de Coragem – livro de Stephanie Capparell e Margot Morrell



Autor: Stephanie Capparell e Margot Morrell
Editora: Sextante
Compre no Submarino

Livro Shackleton: uma Lição de CoragemSir Ernest Shackleton foi um corajoso explorador da Antártica no início do século XX. Inglês nascido em 1847, foi um homem inteligente e perseverante, além de um líder admirável. Fez 4 incursões pelo continente antártico, competindo com outros grandes exploradores da época como Scott e Amundsen. Sua expedição mais conhecida, com o navio Endurance, ficou presa durante dois anos no gelo antártico, sem no entanto perder a vida de nenhum dos membros da tripulação. Este livro trata justamente da expedição do Endurance, em 1914.

As autoras  se basearam nos diários da tripulação, entendendo os dissabores pelos quais os tripulantes passaram e recompondo seu estado de espírito. O Endurance carregava 27 homens, entre eles Frank Worsley e Frank Wild, que mais tarde se tornaria o braço direito de Shackleton na luta pela vida da equipe.

O Endurance foi primeiro foi congelado numa baía e depois destruído pela banquisa de gelo, que comprimiu o barco até fazê-lo em pedaços. Os homens tiveram de caminhar em pleno inverno pela Antártica, depois remar até as Ilhas Elefante, para só depois chegaram à Geórgia do Sul, de onde foram finalmente resgatados.

Toda a expedição foi documentada pelos diários dos tripulantes e pelo diário de bordo. O fotógrafo da expedição, Frank Hurley, registrou vários momentos em filmes e em uma grande quantidade de fotos, algumas delas mostradas no livro. Uma busca por "Shackleton" no Google Imagens mostra várias destas fotos.

Este livro explora a fundo porquê Shackleton era tão bom em cuidar de seus homens, jamais admitindo perder nenhum deles para o frio nem desistir de superar as dificuldades e chegar a salvo á Inglaterra.

Cada capítulo explora um aspecto diferente da personalidade e do caráter de Shackleton, resumindo seus conceitos de liderança e repassando trechos de suas anotações.

Mesmo explorando o tema da liderança, o foco do livro, as emoções vividas pelos tripulantes são muito bem tratadas, vistas de forma sensível. O livro é hipnotizante e muito bem escrito.

Sem dúvida, tem um lugar de honra na estante!

Curiosidade:

Ernest Shackleton está enterrado na ilha da Geórgia do Sul, num pequeno cemitério á beira da praia. Em torno de seu túmulo cresce um tipo de rúcula que o explorador Amyr Klink adora colher para suas refeições à bordo.

Livros

Um comentário para “Shackleton: uma Lição de Coragem – livro de Stephanie Capparell e Margot Morrell”

  1. Eliene says:

    É um livro de leitura fácil e envolvente, revelando aspectos de uma viagem dramática e as características marcantes de um grande líder e gestor.

Deixe um comentário