Viagem ao Centro da Terra – livro de Júlio Verne



Autor: Júlio Verne
Editora: Melhoramentos
Compre no Submarino

livro "Viagem ao Centro da Terra", de Júlio VerneO livro “Viagem ao Centro da Terra” é um testemunho vivo da imensa genialidade de Júlio Verne, um dos mais renomados escritores de ficção científica que a literatura mundial possui. De certa maneira, ele toma a imagem de um profeta, pois diversos de seus livros (assim como este) prevê futuras inovações da ciência. Mas antes de tudo, Verne é um incrível narrador de histórias que, aliado ao seu conhecimento científico, o consagra como um dos melhores escritores da humanidade. O livro trata da história de Lidenbrock, um professor de mineralogia que adora livros raros (justamente este foi o motivo do começo da aventura).

Graças ao seu gosto, não foi de se espantar quando ele chega em casa com um exemplar de um livro islandês (e que não faz ideia do conteúdo) apenas pelo fato dele ser raro e bastante velho. Mas para sua surpresa, ao mexer no livro, ele encontra uma “carta” com caracteres de uma linguagem que não entende.

A partir deste momento, ele cria uma obsessão em descobrir o que esta quer dizer e para isso também conta com a ajuda de um sobrinho. O curioso é que quando ele torna-se obcecado por este novo mistério, chega ao absurdo de se privar de comida por muitas horas ou dias. Consequentemente, faz com que todos da sua casa também fiquem sem comer por bastante tempo.

Após ser traduzido, o manuscrito leva o professor e seu sobrinho a provável porta de acesso ao centro da Terra. Porém seu sobrinho, Axel se mostra descrente quanto à verdade disso e acredita que não passa de uma brincadeira ou loucura de um velho professor louco. Apesar disso, é arrastado para uma viagem onde encontram muitas dificuldades e mistérios nas quais jamais ousou pensar que entraria. Sem mencionar o fato de que apenas mais duas pessoas sabem (ainda que de maneira parcial) o que os dois estão fazendo. Então, se desaparecerem ninguém nunca os achará, afinal aquele era o único exemplar do livro e da carta. Todos os demais foram queimados quando Saknussemm (o autor do livro raro) foi considerado um herege. Quando finalmente encontram o tal acesso ao centro da Terra, ambos se encontram em uma jornada cheia de aventuras e mistérios, onde encontrar uma saída pode não ser rápido o suficiente para salvar suas vidas.

O escritor Júlio Verne nasceu em 1828 e, sendo filho de um advogado, recebeu uma educação de qualidade. Teve como formação acadêmica o Direito, mas mesmo durante a faculdade, continuou escrevendo. As pessoas que nunca leram um livro de Júlio Verne estão perdendo a oportunidade de conhecer uma obra do século XIX com tons proféticos, tanto para a ciência quanto para os avanços tecnológicos. Além de “Viagem ao Centro da Terra”, Verne escreveu o livro “Volta ao Mundo em 80 dias”, que também é uma excelente pedida de um clássico da literatura.

Livros

Um comentário para “Viagem ao Centro da Terra – livro de Júlio Verne”

  1. Hugo Morgado says:

    Excelente livro que li na minha juventude. Acho que as bibliotecas públicas tem que ter esses clássicos literários, inclusive em versão digital.
    .