Amyr Klink | Livros sobre uma vida de sucesso



Amyr KlinkAdministrador, economista, escritor e navegador profissional, Amyr Klink foi o único brasileiro a fazer as rotas marítimas do Círculo Polar Ártico e da travessia do Atlântico Sul.

Nascido em São Paulo, filho mais velho do libanês Jamil Klink e da sueca Asa Frieberg Klink, Amyr interessou-se muito cedo pela arte da navegação, comprando sua primeira canoa aos 10 anos de idade. Ele próprio diz que o fato se seus pais o levarem muito para a cidade litorânea de Paraty fez com que ele desenvolve-se uma ligação com mar desde muito pequeno.

O primeiro feito amplamente divulgado de Amyr ocorreu entre 10 de junho a 18 de setembro de 1984, quando atravessou sozinho todo o oceano Atlântico Sul em um barco a remo. Foi um percurso de sete mil quilômetros entre Luderitz, na Namíbia e Salvador, na Bahia. Todo o percurso foi retratado no best-seller, Cem Dias entre o Céu e o Mar.

Amyr Klink na travessia de 1984

Em 1986 realiza a primeira de suas 15 viagens à Antártica e na volta começa a construir um veleiro a muito idealizado por ele, o "Paratii". Em dezembro de 1989, viaja novamente rumo à Antártida, agora  a bordo do Paratii. Permaneceu sozinho por um ano na região, sendo que por sete meses e meio seu barco ficou imóvel, preso na Baía de Dorian, que estava congelada. Da Antártica, rumou em direção ao Pólo Norte e retornou ao ponto de partida, a cidade de Paraty, em outubro de 1991, navegando, ao todo, 27 mil milhas - que foram descrita em Paratii: Entre Dois Pólos.

No ano de 1996 casa-se com Marina Bandeira, velejadora com mais de uma centena de competições no currículo. Em 1997 nascem às gêmeas Tamara e Laura. No ano seguinte, Amyr parte para mais uma viagem em solitário. A bordo do Paratii faz a circunavegação polar pela rota mais difícil. São 88 dias, 14 mil milhas e mais um livro, Mar sem Fim.

Durante os anos 2000 nasce sua filha mais nova, Marina, e entre dezembro de 2003 e fevereiro de 2004, Amyr refaz a circunavegação polar, dessa vez com cinco homens na tripulação e no Paratii 2, o mais moderno veleiro já construído no Brasil. Em 2006 lança seu último livro, Linha D’água.

Amyr Klink na Antártida

Atualmente Amyr Klink mora em Paraty (RJ), onde mantém uma escola de navegação para jovens carentes. Além de escrever livros, faz palestras sobre planejamento e empreendedorismo no meio empresarial e turístico.

Livros de Amyr Klink

  • Cem Dias entre o Céu e o Mar (1985)
  • As Janelas do Paratii (1993)
  • Paratii: Entre Dois Pólos (1992)
  • Construindo o Futuro (1998)
  • Mar Sem Fim (2000)
  • Gestão de Sonhos: Riscos e Oportunidades (2000)
  • Os Portos do Mundo e o Porto do Rio
  • Dias na Antártica: Imagens de uma Expedição de Amyr Klink (2004)
  • Linha D’água: Entre Estaleiros e Homens do Mar (2006)
Autores
Sem comentários para “Amyr Klink | Livros sobre uma vida de sucesso”

Deixe um comentário