Marvel Comics – História da Editora



Autor:
Editora:
Compre no Submarino

Marvel ComicsA Marvel Comics é (ao lado da DC Comics) uma das editoras norte-americanas que mais possui história no seguimento de quadrinhos, sendo considerada uma das maiores e mais importantes empresas deste gênero no mundo.  A Marvel foi a responsável pela criação de vérios dos mais populares personagens e grupos de heróis das histórias em quadrinhos, como: Homem-Aranha, X-Men, Os Vingadores e o Quarteto Fantástico.

O Início da Marvel

Timely Comics Marvel

Fundada em 1939 por Martin Goodman sob o nome de Timely Comics, sendo renomeada duas vezes entre os anos 40 e 60, primeiro como Atlas Comics e só anos depois com o seu nome atual. A Marvel Comics é uma editora de quadrinhos norte-americana dona de alguns dos mais conhecidos títulos do mundo das hq's. Em suas primeiras edições apareceram o androide Tocha Humana e o anti-herói Namor, e assim começou a criação de uma das maiores personagens do universo Marvel, como: Homem de Ferro, Capitão América, Demolidor e Thor.

Anos 40-50

Stan Lee Comic MarvelEm 39, aquele que seria um dos maiores nomes da Marvel, conhecida também como “A Casa Das Idéias”, junta-se à empresa, o nome dele Stanley Lieber, porém usa o pseudônimo de Stan Lee, contribuindo para várias revistas da editora e sendo editor provisório nos primeiros vinte anos da empresa, tirando os três anos em que foi forçado à cumprir regime militar durante a II Guerra Mundial. No período pós-guerra, as revistas em quadrinhos sofreram uma breve crise, passando a investir em uma expansão de gêneros, publicando em temas como horror, ficção cientifica, faroeste, espionagem e histórias de guerra, a editora contava com cinco escritores/ilustradores oficiais para cuidar das, agora poucas, revistas.

Anos 60-70

Spider Man MarvelDurante os anos 60 e 70, ao contrário do período anterior, um grande Boom acontece no ramo dos quadrinhos depois da revitalização do gênero super-herói e a Marvel começa a trabalhar em novos títulos que marcariam a época. Stan Lee e Jack Kirby lançam o Quarteto Fantástico, cuja a história que engloba ficção-cientifica e ação encantou a juventude, e também há a história do jovem Peter Parker, que tem de lidar com seus problemas da adolescência e ainda por cima salvar a cidade de Nova York sob o nome de Homem-Aranha, que ganhou os leitores com sua premissa que visava mais o lado humano dos heróis. Muitos títulos são revividos e lançados, como os X-men, Os Vingadores e revistas próprias de alguns heróis.

Anos 80-90

Marvel

Nos anos 80 e 90 ocorreram diversas batalhas judiciais pelo controle da empresa, que agora já era um grande aglomerado de editoras, estúdios e valia muito. Quando o investidor  Ronald Perelman comprou-a em 88, o mesmo colocou a Marvel na bolsa de valores, onde ocorreu uma grande procura por seus títulos, porém Perelman foi acusado de embolsar todo o dinheiro das ações e foi obrigado a se afastar. A empresa é tentada de compra novamente por outro investidor, Carl Icahn, durante os anos 90, mas após acirrados processos judiciais, toda a Marvel é entregue à Isaac Perlmutter, proprietário da Toy Biz, uma das empresas do grupo, que nomeia Joe Quesada e Bill Jemas como diretor e editor, respectivamente.

Atualmente

Avengers Marvel

Atualmente a Marvel Comics é apresentada como uma das maiores e mais estáveis editoras de quadrinhos do mundo, com diversos títulos sendo publicados e com a maioria de seus personagens sendo mundialmente conhecidos, a empresa foi comprada pela Walt Disney Company por cerca de 4 bilhões de dólares em 2009, e vários de seus personagens, como Homem-Aranha, Thor, Capitão América, Hulk, Homem-de-Ferro e Wolverine foram lançados no cinema.

Editoras
Comentários fechados