Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo – livro de Leandro Narloch



Autor: Leandro Narloch
Editora: Leya Brasil
Compre no Submarino

Livro "Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo", de Leandro NarlochO livro “Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo”, de Leandro Narloch, é tão polêmico quanto engraçado. Ao mesmo tempo em que muitos acadêmicos o intitulam de simplista e sem embasamento real, outros afirmam ser uma obra de grande valia, pois além de esclarecer fatos obscuros da história, mostra a um público leigo de forma fácil e agradável fatos e personalidades que marcaram a humanidade. Leandro Narloch já fez outros dois livros no mesmo estilo, o "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil" (2009) e o "Guia Politicamente Incorreto da História da América Latina" (2011). Ou seja, este último seguiu a ordem natural das coisas.

O autor intitula este livro como sendo “um livro contra a doutrinação que muitos brasileiros sofreram na escola”. Não tem a pretensão de contar a história do mundo: seu alvo principal são os últimos 2 mil anos, que apesar de terem sido derrubados há muito tempo por historiadores, prevalecem nos livros didáticos, nas provas do ENEM e nas conversas de bar.

No livro são levantadas questões que até hoje são tidas como verdadeiras e que continuam sendo ensinadas na grande maioria das escolas. Fatos como os cintos de castidade na idade média, que além de não existirem seriam absurdos para o pensamento da época, que tinha como consenso m médico que o prazer sexual era essencial a saúde das mulheres. Ou então que as crianças foram exploradas nas fábricas inglesas do século 19. Outro fato redundante, pois foi justamente graças a revolução industrial que tornou o trabalho infantil desnecessário.

Além disso, no livro personagens que sempre foram tidos como sendo malucos e desequilibrados, como Nero por exemplo, e que na verdade não eram assim como as escolas ensinam. Nero por exemplo, provavelmente não fora responsável pelo grande incêndio de Roma, mas como era tido como inimigo pelos historiadores da época, acabou sendo perpetuada a sua condição de louco e cruel.

Além das informações que fazem com que repensemos grande parte da história do mundo, fica claro com a leitura deste livro que se tratando de história, temos de ter muito cuidado com as fontes e com as verdades. Um velho ditado diz que “a história é sempre contada pelos vencedores”. Ou seja, nem sempre o que ficamos sabendo é o que de fato aconteceu, pois cada um de nós tem uma versão diferente para os fatos. Para vislumbrar isso, basta olhar as diferenças entre uma mesmo notícia dentro do jornalismo. Se hoje em dia é assim, com o total acesso a informação que temos, imagine como seria então a mais de mil anos atrás?

Ler os livros de Leandro Narloch te fará abrir seus horizontes e enxergar o mundo atual de uma forma diferente, afinal muitas verdades que você acredita serão desmascaradas. São um deleite para quem é curioso e busca conhecer a fundo os fatos. Perfeito para quem não se contenta com informação “mastigada” e entregue sem análise. Com certeza vale a leitura.

Os livros da Série Guia Politicamente Incorreto

Livros
Sem comentários para “Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo – livro de Leandro Narloch”

Deixe um comentário