22ª Bienal do Livro em São Paulo | Confira o que vimos por lá



Como todos os leitores mais antenados sabem, está rolando desde de o dia 09 até o dia 19, a 22ª Bienal do Livro de São Paulo, que está sendo realizada no no pavilhão de Exposições do Anhembi, sede do evento há alguns anos. Pouco divulgada, mas muito movimentada, o Leia Livro foi até o evento para ver quais são as últimas novidades do mercado literário.

Bienal Fila

Com um transito um tanto parado para chegar até o local e um preço considerado abusivo para estacionar no local do evento, 30 reais pelo dia, já foi possível ver diversas placas indicando a bilheteria e a entrada da Bienal. Mesmo sendo cedo, cerca de 09h e 30min da manhã, já havia uma fila respeitável para se comprar ingressos na bilheteria, sendo que havia duas filas preferenciais e maiores de 60 anos e menores de 12 anos não pagavam. Enquanto esperávamos na fila, foi possível ver a grande quantidade de escolas que estavam chegando, particulares e estaduais, foi muito bom ver que apesar da maior parte do público consistir de jovens adultos entre 19 e 30 anos, adolescentes e crianças também estavam sendo um grande enfoque.

Bienal 2012

Logo na entrada já foi possível ver as decorações e o som das centenas de pessoas do lado de dentro, entramos ao entregar nossos ingressos para os staffs da ala e seguimos para logo de cara encontrar um posto de informações com panfletos sobre a feira e por editoras conhecidas, como a Saraiva e a Suma das Letras, esta última que estava vendendo pocket books por 5 reais. Logo mais na frente estava o estande do Intrínseca, que estava lotado, em sua maioria, por jovens, segundo uma das vendedoras da loja, os livros "A Culpa É das Estrelas", "Amanhecer" e "O Filho de Netuno" foram bastante procurados, mas a obra “Cinquenta Tons de Cinza” foi, de longe, a mais vendida. Conforme o tempo foi passando, chegavam cada vez mais pessoas, e os atrativos preços com ótimos descontos foram um gancho a mais para todos aqueles aficionados por livros.

Bienal do Livro

Além de livros, outros formatos de leitura também fizeram grande sucesso entre publico, estandes da revista feminina pré-adolescente Atrevida, da loja especializada em quadrinho Comix e da editora conhecida por publicar revistas em quadrinhos nacionais e internacionais, além de mangás, a Panini Editora, todos tiveram um grande movimento, principalmente por parte dos jovens que estavam na feira.

Exposições na Bienal do Livro 2012

Não só de livros, editoras e escritores é feita a Bienal do Livro, diversas exposições estavam espalhadas pelo salão do evento, algumas relacionada ao tema, exposições sobre cultura árabe, chinesa e japonesa, e outras mais direcionadas para a curiosidade das pessoas. Conhecimento: Custódia e Acesso

Conhecimento

Exposição itinerante promovida pelo SIBI (Sistema Integrado de Bibliotecas) da USP, “Conhecimento: Custódia e Acesso” acompanham com textos e fatos históricos como o conhecimento, que antes era restrito ao clero e ás universidades, hoje é de acesso livre e continuo. Administrado por profissionais especializados que explicam o conteúdo de cada sala, é uma exposição muito interessante. Nanomundo

Nanotecnologia

Uma aula virtual e interativa sobre a função da nanotecnologia na vida atual, a exposição foi feita em parceria das entidades Sesi e Senai, que pretendem levar a iniciativa até todos os eventos em que as entidades fazem parceria.   Em resumo, apesar do local ser quente e pouco ventilado, do preço da alimentação e do estacionamento serem extremamente abusivos e da pouca divulgação do mapa dos estandes e da programação da feira, a 22ª Bienal do Livro de São Paulo vale muito a pena para quem está com vontade de comprar livros bem baratos, as vezes com mais de 50% de desconto, além de ser uma experiencia incrivel.
Bienal do Livro 2012

Um comentário para “22ª Bienal do Livro em São Paulo | Confira o que vimos por lá”

  1. celia regina ferraz says:

    gostaria de saber quando será a próxima bienal de livros em são paulo para para fazer a inscrição do professor Luis Carlos de Mello e apresentar suas obras entre elas seu mais recente lançamento. obrigada.

Deixe um comentário