Programação da Bienal do Livro do Rio de Janeiro



A Bienal do Livro 2013 acontece entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro. Nestes 11 dias o evento estará recheado de atrações culturais, rodas de debate, apresentações culturais, café literário entre outras atrações. Os momentos de descontração e interação entre autores e público ficarão por conta do “Café Literário”. Ele acontece em 35 sessões de bate-papo com mais de 100 autores, como por exemplo, Zuenir Ventura, Ana Maria Machado, Edney Silvestre, Lya Luft e muitos outros.

Outra atração muito interessante é o encontro com autores e conexão jovem, aonde os escritores mais badalados passarão para trocar ideias com o público. Neste ano, o evento contará com a presença de autores como Nicholas Sparks, um dos mais famosos escritores da atualidade, autor de livros como "Diário de uma Paixão" e “Querido John” ambos com versões no cinema. Thalita Rebouças e Maurício de Sousa estarão juntos no lançamento do livro "Ela Disse, Ele Disse: o namoro"; assim como James C. Hunter, autor do livro "O Monge e o Executivo" e Sylvia Day, autora de "Toda Sua". Estes são apenas alguns dos inúmeros autores que por ali passarão.

Como não poderia deixar de ser, as mulheres também possuem um espaço especial, com o bate-papo mulher e ponto. Um ambiente aconchegante e feminino, onde diversas autoras irão debater aspectos literários de diversos temas como amor, sexo, filhos, carreira, entre outros.

Como a Bienal é um espaço de todos, os apaixonados por futebol não poderiam ficar de fora. Ainda mais com a realização da Copa das Confederações e a proximidade da Copa do Mundo 2014 no Brasil, este tema não poderia ficar de fora. Personalidades e autores como Juca Kfoury, Alessandro Molon, Flávio Carneiro e Helio de La Penha irão comandar as rodas de conversa sobre esta paixão nacional que é o futebol.

Entre os autores homenageados na Bienal, está Ziraldo, um expoente da literatura infantil brasileira. O autor do Menino Maluquinho será homenageado no evento e contará com um espaço exclusivo, aonde os pequenos leitores poderão se divertir com 84 apresentações artísticas e lúdicas.

Alemanha + Brasil 2013-2014

Além de autores homenageados, a Bienal do Livro Rio 2013 também homenageará a Alemanha, como parte da iniciativa “Alemanha + Brasil 2013-2014”. Num espaço de 400 M² mais de 30 editoras alemães apresentarão seus trabalhos, além da exposição multimídia “Alemanha de A a Z”, uma seleção variada de obras atuais da literatura alemã.

Autores e ilustradores alemães consagrados como Bas Böttcher, Julia Friese, Manfred Geier, Olga Grjsnowa, Wladimir Kaminer, Reinhard Kleist, Ole Könnecke, Kathrin Passig, Axel Scheffler, Carmen Stephan e Ilija Trojanow marcarão presença. Duas conferências profissionais, “CONTEC: Literatura e novas maneiras de ensinar“ e “A biblioteca no clique de um mouse – a mediateca digital” também fazem parte da programação em homenagem a Alemanha.

A homenagem será organizada e apresentada conjuntamente pela Feira do Livro de Frankfurt e pelo Goethe-Institut São Paulo e Rio de Janeiro, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. Vale a pena conferir a Bienal com esta programação recheada de atrações de altíssima qualidade.

Bienal do Livro 2013
Comentários fechados